sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Fórum Brasileiro de Economia Solidária


FORMA DE FUNCIONAMENTO


O Fórum Brasileiro de Economia Solidária estrutura-se conforme o diagrama abaixo. Consiste fundamentalmente na articulação entre três segmentos do movimento de ES: empreendimentos solidários, entidades de assessoria e fomento, e gestores públicos.
A sua principal instância de decisão é a Coordenação Nacional, que consiste nos representantes das entidades e redes nacionais de fomento (GTBrasileiro), além de 3 representantes por estado que tenha um Fórum ou Rede Estadual de Economia Solidária. Destes 3 representantes por estado, 2 são empreendimentos e 1 é assessor ou gestor público. A Coordenação Nacional reúne-se 2 vezes ao ano.
Para a gestão política cotidiana, interlocução com outros movimentos e com o governo federal, e acompanhamento da Secretaria Executiva Nacional, há uma Coordenação Executiva Nacional, Secretaria Executiva Nacional. composta por 13 pessoas, sendo 7 representantes de empreendimentos (2 do norte, 2 do nordeste, e 1 representante para cada uma das demais regiões), 5 representantes das Entidades e Redes Nacionais de promoção à Economia Solidária, e 1 representante da Rede Nacional de Gestores Públicos. Por fim, para dar suporte aos trabalhos do FBES, propiciar a comunicação entre as instâncias e operacionalizar reuniões e eventos, há a
Existem ainda Grupos de Trabalho (GT's) que se conformam conforme a demanda de ações específicas do FBES, e para o avanço na implantação da Plataforma da ES. Os GT's atualmente são: Mapeamento, Finanças Solidárias, Marco Legal, Comunicação, Políticas Públicas, Relações Internacionais e Produção, Comercialização e Consumo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário