segunda-feira, 18 de outubro de 2010



Projeto MTE/SENAES – Convênio 723580/2009 – BRASIL LOCAL – Regional Nordeste 1

Relatório de Atividades 

Atividade: Reunião do Fórum de Economia Solidária do Município de Imperatriz – FESMI.
Pauta: Ampliar a discussão sobre a formação do Fórum local de Economia Solidária – FESMI e sobre seu caráter, papel e atribuições; Apresentar objetivos, princípios da ES e os critérios para empreendimentos a serem escolhidos; Selecionar e empreendimentos que serão acompanhados no município; Definir agenda de atuação do/a agente e a próxima reunião do FESMI.
Data: 06 de setembro de 2010
Horário: Das 16:hs às 18:30
Local: Auditório do Sindicato de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Imperatriz – STTRI
Publico: Organizações da Sociedade civil e grupos de produtivos nas áreas de horticultura, extrativismos, artesanato e serviços no município  

Relatos: Das 18 (dezoito) organizações, poder público e grupos convidados, estiveram presente 10 (dez), cito – Associação de Artesãos de Imperatriz – ASSARI, Movimento Interestadual de Quebradeiras de Coco Babaçu – MIQCB, Associação de Catadores de Materiais Recicláveis, STTRI, Central de Cooperativas do Maranhão – CCAMA, Centro de Formação do Trabalhador Rural – CENTRU, Cooperativa de Mulheres Artesãs e Decoradoras de Imperatriz – COMADRI, Clube de Mães de Imperatriz, Secretaria Municipal de Política para as Mulheres. Vale ressaltar que o numero de pessoas presentes foram 23, a maioria eram @s sóci@s da ASSARI e COMADRI, Associação de Donas de Casa de Imperatriz - ADOCI.

A reunião foi coordenada pela Agente de Desenvolvimento Local, depois da rodada de apresentação, agradeceu a presença de tod@s, em seguida falou brevemente do BL, seus objetivos, funcionamento, os princípios da economia solidária e depois foi-se direto a discussão sobre os pontos da pauta:
Formação FESMI e apresentação dos objetivos e princípios ES – explicou-se sobre  papel do fórum  e sua importância do mesmo para o fortalecimento da ES no município, pois o mesmo entre outras atribuições contribuindo com o debate sobre a implementação de políticas que incentive a economia solidária no município. Tod@s contribuíram com o debate seja acrescentando algo interessante para o momento ou fazendo questionamentos. Tod@s concordaram que é importante constitui Seleção dos empreendimentos – falou-se sobre os critérios que entre também é responsabilidade do Fórum ajudar nessa definição.

O processo de escolha foi bem democrático. A representante do Centru Maria Denise Leal manifestou-se dizendo que a organização é apenas um apoiadora do ES e portanto, poderia contribuir com o processo de  formação e discussão políticas sobre ES, sendo indicados os três empreendimentos, sendo houve certa disputa entre ASSARI e COMADRI diante das defesas foi escolhido ASSARI.  Foi exposto que entre as atribuições de FERMI acompanharia juntamente ADL as intervenções socias. A quanto a definir agenda de atuação do/a agente e a por causa do adiantar da hora foi apenas marcada a próxima reunião do FESMI as visitas técnicas do ADL aos EES.

Encaminhamentos:
Ø  Formação do Fórum de Economia Solidária no Município, como o nome de FESMI e próxima reunião agendada para 24 do corrente mês;
Ø  Definição dos três empreendimentos (Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis, Associação de Artesãos de Imperatriz – ASSARI e Grupo misto do Assentamento de Reforma Agrária Vila Conceição I





Nenhum comentário:

Postar um comentário